Promover ações e preparar a festa da padroeira, N. Sra. de Fátima: gerando na paróquia, a espiritualidade de Fátima e uma cultura de família; promovendo a união entre os membros das diversas pastorais, grupos, movimentos, Obra Social e Missões nos condomínios; e a legítima devoção a padroeira.
Sempre um casal que dê testemunho de uma autêntica caminhada de fé e engajamento dentro da comunidade paroquial, como também um testemunho de família cristã católica e espírito de liderança. A escolha é sempre do pároco, que poderá acolher sugestões do casal anterior. A escolha é anunciada no dia da festa da padroeira, ao término da missa festiva ou em outro momento do Trezenário, conforme for oportuno. O casal escolhido receberá das mãos do pároco ou do casal anterior, uma pequena imagem da padroeira (a mesma de todas as comissões), onde a comunidade acolhe com louvor e oração.
A comissão é composta por membros de algumas realidades pastorais da paróquia, sobretudo, família / Juventude / Comunicação / Obra Social / Catequese / Música / Idoso e / ou outras representações, de acordo com a necessidade, preferivelmente, não ultrapassando o número de 16 pessoas (com o casal coordenador) para proporcionar um bom andamento nos trabalhos. A pré-escolha dos membros da nova comissão é feita em segredo pelo casal coordenador, que depois de rezar, com o pároco unem-se as intenções e propósitos e constituem a comissão. Assim sendo, é muito importante que os membros da Comissão sejam escolhidos pelo casal, pois assim, flui melhor os trabalhos. Os convidados a compor a comissão recebem do casal Coordenador uma carta convite para que na liberdade acolham o convite, ou não (ou outro modo que expresse o especial convite). Assim é marcado o primeiro encontro para um entrosamento e partilha sobre o chamado, algumas orientações do pároco sobre a comissão da Padroeira, por fim, os primeiros encaminhamentos e definições do calendário de reuniões ao longo do ano. A comissão nova só é apresentada no dia 13 de maio (ou no dia de convir), juntamente com o novo Casal Coordenador. Por isso, qualquer ato de apresentação, não poderá ocorrer antes do dia da apresentação paroquial.
A Comissão poderá ser organizada de acordo com as necessidades dos serviços para o Dia da Graça, podendo ser, as funções mais importantes: Casal Coordenador, Liturgia, Acolhimento, Infraestrutura, Alimentação, Decoração, Drive-Thru, Financeiro, Comunicação e o que mais for necessário.
O tema pode vir, primeiramente, de uma moção do padre, desde que o tema integre ao Plano Pastoral Paroquial e/ou integre a uma temática da atualidade da Igreja, ou ainda, uma necessidade paroquial. Mas também poderá vir da comissão da Padroeira, caso seja pertinente e coerente com o caminho da paróquia. O tema deverá ser sempre um tema que proporcione a intimidade com Deus, o espírito de caridade, a criatividade e o amor pela paróquia, consequentemente pela Padroeira.
Organizado pela Comissão da Padroeira, em parceria com pastorais, grupos e serviços da paróquia, proporcionando um dia de Oração na Paróquia, todo dia 13 do mês. O evento acontecerá com a seguinte programação:
Trezenário:
Organizado pela Comissão da Padroeira; para cada noite deverá ter dois membros responsáveis da Comissão, juntamente com outros organizadores (pastorais, grupos, movimentos…), como: comentários, leituras, acolhimento, agradecimento aos pregadores e outras funções que surjam.
Avaliação/Confraternização:
Ao término dos festejos, numa data pré-agendada o casal Coordenador e os membros da comissão da Padroeira farão uma reunião de avaliação (por escrita) e entregarão, juntamente com as orientações, documentos e encaminhamentos da festa. Depois, agenda-se com o pároco uma confraternização para selar e agradecer a fraternidade, colaboração e entrega de cada um. Esta confraternização poderá também acontecer no dia 13 de maio, após os festejos.
Observação: A Comissão da Padroeira não é uma Pastoral de Eventos. A Pastoral de Eventos cuida dos principais eventos da paróquia e possui seu próprio dinamismo, enquanto a Comissão da Padroeira cuidará apenas da Festa de N. Sra. de Fátima e os Dias da Graça, durante o ano. Participar da Comissão não significa romper com os serviços pastorais que cada um já tem, muito pelo contrário, foram chamados, justamente para testemunharem a vida pastoral que já possuíam, antes de serem chamados.
Comissão da Festa da Padroeira, um jeito evangelizador de fazer festa.
É muito mais que festa, é evangelização, é zelo pastoral!
Desde 13.05.2017
Como não temos registros, elencamos alguns nomes de paroquianos que sempre colaboraram nas festas de Nossa Senhora de Fátima, ao longo dos anos. Em 2010, rezou-se apenas o dia da festa, mas a partir de 2011, iniciou-se o Novenário. Somente a partir de 2013 que a paróquia passou a festejar a sua padroeira com um Trezenário, composto de 12 dias de preparação e o dia da festa. Citamos aqui, alguns paroquianos que fizeram parte das equipes que organizavam as festas: Marluce, Adélia, Claudelino Vieira e Carmen, Fátima, Marcos e Elisa, Laudiceia Rejane e Ivo, Auréa Fonseca e Javah, Lyana Marta, Pedro e Laura Matos, Francisco e Cândida, Deusina e Jonas, Almir e Marilene, Licia, Florentino, Antônia Alencar da Ressurreição, Maria Aparecida… E, tantos outros, que certamente nos falha a memória, mas que ajudaram a Festa de Nossa Senhora de Fátima a ser o que se tornou, hoje. Á todos eles e todas elas, nossa gratidão e alegria! Segue, à baixo, alguns registros:
Em 2010: A paróquia realizou a primeira festa, enquanto Paróquia. Foram duas Missas no dia, antecedidas de alvorada e oração do terço, mas sem tema específico. Estes foram os primeiros passos, enquanto paróquia.
Em 2011: A Paróquia realizou seu primeiro Novenário, em preparação a festa de Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris. O tema meditado foi: “Maria nos Evangelhos”.
Em 2012: O segundo Novenário, teve como tema: “Os milagres (sinais) no evangelho de João”.
Em 2013: A paróquia passou a realizar um Trezenário em louvor a sua padroeira. Não houve tema específico, mas tudo foi permeado pela inspiração da própria vida de Maria e a alegria de celebrar o primeiro Trezenário em honra a Nossa Senhora de Fátima.
Em 2014: Em 2014, o Trezenário ganhou um tema específico que norteou a espiritualidade dos festejos. O tema foi: “Alegra-te! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
Em 2015: Com o tema: “Nossa Senhora de Fátima, passa à frente”, a paróquia realizou em 2015 mais uma edição de seu Trezenário, preparando a comunidade para o dia 13 de maio.
Em 2016: Com o tema: “Peça a Mãe que o filho atende!”, a paróquia meditou sobre algumas evocações à Nossa Senhora, rezada no Oficio.
Em 2017: Em decorrência da Comemoração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, o tema trabalhado foi: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!”.
Objetivo: Refletir sobre frases de alguns santos sobre Nossa Senhora.
Tema(2025): “Paróquia, peregrinos de esperança”.
Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a paróquia como lugar de peregrinos de esperança fazendo conexão com o Ano Jubilar da Esperança, anunciado pelo Santo Padre, e o Ano Jubilar da Paróquia (15 anos), a partir do itinerário construído no ano passado com o tema da família, ou seja, depois da família doméstica, agora, FAMÍLIA ECLESIAL.
Padres:
Casal Organizador:
Membros da Comissão:
Três Pastorinhos:
Tema: Família, projeto de Deus. Eu acredito!
Objetivo: Proporcionar reflexão sobre a importância da família como projeto de Deus, animar a realidade pastoral da família na paróquia e despertar na comunidade o sentimento de pertença paroquial, entendendo a paróquia como uma grande família cristã.
Casal Coordenador:
Andrei João Araújo dos Santos
Renata Mendes Alves dos Santos
Membros:
Pyetra Falcão nascimento
Abelardo da Paixão Santiago
Jade Lopes Santiago
Andréa Virgínia Aragão de Andrade
Lisandra Ribeiro de Oliveira
Neiliana Rodrigues Menezes
Rafael Ribeiro Bacelar
Lidiana Bernardo Pereira da Costa
Ivo José Pereira
Laudiceia Rejane da Silva Pereira
Vivianne Decanio Schaun Bastos
Rodolfo Miranda Bastos Silva
João Manuel Diniz de Melo
Rosenilda Oliveira Carneiro
Rosimar de Sousa Pereira
José Carlos do Rêgo Mourão
Manoel Moreira
Bernadete de Jesus Batista Moreira
Veneranda Tavares dos Santos Costa
Tema: Maria, Mulher de coração ardente e pés a caminho.
Objetivo: Refletir o tema da Vocação e da Missão a luz da vida e missão de Nossa Senhora. Despertar na comunidade o conhecimento de várias expressões vocacionais: sacerdotal, leigos, comunidades de vida, etc.
Casal Coordenador:
Waltrudes Maia Silva
Claudia Simões dos Santos
Membros:
Virginia Conceição Carneiro Ferreira Moraes
Eliete Maria de Sousa Chaves
Edmilson Patrocínio de Sousa
Sidney Carapiá Souza de Alcântara
Jaqueline dos Anjos Pinheiro
Rafael Crisóstomo Santana
Maria Olivia Chagas Queiroz Crisóstomo
Rafael Crisóstomo Santana
Maria Olivia Chagas Queiroz Crisóstomo
Antônia da Ressurreição
Nathalia Porfírio Pires
André Henrique Santos Souza
Giselia Ferreira Flores
Joventino Lourido Soares
Rita Maria de Brito Alves Aragão
Silvania de Jesus dos Santos Sales
2019/2020: Online
Tema: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia.
Objetivo: Refletir sobre a Oração da Salve Rainha.
2020/2021
Tema: Bem aventura aquela que acreditou (Lc 1,45).
Objetivo: Refletir sobre os diversos textos bíblicos que falam de Maria.
2021/2022
Tema: Fátima é aqui.
Objetivo: Conhecer e aprofundar as aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, e suas mensagens; e, despertar nos paroquianos uma devoção mais consolidada e fortalecer o sentimento de pertença.
Casal Coordenador:
Fernando Henrique Vieira
Dayane Daniele da Silva Vieira
Membros:
Maria Júlia da Silva Vieira
Alexandre Ribeiro Caetano
Giovana Maria de Oliveira Caetano
Isabela Ferreira da Silva
Eugênio Batista da Silva
Marcia Ferreira de Sousa Silva
Zélia Maria de Abreu Paim
Rogério Sena Silva
Janeci Lima da Silva
Antonio Claudio Silva Melo
Roberta Rodrigues Vasques Melo
Rúbia Daniela da Costa Rocha
Denivaldo José Alves
2019/2020: Online
Tema: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia.
Objetivo: Refletir sobre a Oração da Salve Rainha.
Casal Coordenador:
Lícia
Ricardo
Membros:
Juliana Soares Vilas Boas
Paulo Victor Matos Miranda da Silva
Eduardo de Souza Barreto
Ana Paula da Silva Barreto
Vergílio Jacinto da Costa
Elisabete Carvalho da Costa
Ênio Gonçalves Sá
Mariana Campos Ferreira Gonçalves Sá
Solange Costa de Oliveira
Selma Reis Oliveira
Mariluce de Souza Lima
Tais Mendes Araújo dos Santos
Amanda Góes
Tema: Eis-me, aqui… faça-se! (Lc 1,38).
Objetivo: Refletir sobre a santidade e as bem aventuranças.
Casal Coordenador:
Ana Lucia Pizzani
Ipojucan Pizzani
Membros:
Ana Cristina Souto
Clovis Paulino
Nádia Ramos Lago
Robson Lago
Mônica Silva
Fernando Silva
Maria Conceição Andrade
Verônica Diniz
Márcia Porfírio Pires
Augusto Cesar Pires
Edvaldo Fonseca
Karine Souza
Maria Auxiliadora Souza
Maria de Fátima Rodrigues
Tema: Cristãos Leigos e Leigas na igreja e na sociedade (Doc. 105).
Lema: “Com Maria, exalamos o perfume de Cristo” (cf. 2Cor 2,15).
Objetivo: Refletir sobre a vocação laical na Igreja, a partir do Documento 105 da CNBB. ”Eis a missão dos leigos na Igreja e no mundo: “Com Maria, exalar o perfume de Cristo”.
Casal coordenador:
Marcelo Oliveira Ferreira
Maraisa Santana de Oliveira Ferreira
Membros:
Tâmara Mendes Araújo dos Santos
Leilamaris Gonçalves de Souza Santa Rita
Waldiney Santa Rita da Silva
Paulo Marcos da Silvia Goes
Shirley Souza Conceição
Naira Cristina Costa Oliveira
Renata Mendes Alves dos Santos
Mario Sérgio Coelho Pinheiro
Érica Veloso Razoni Pinheiro
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
por
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h