PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, STELLA MARIS,
Eu amo a minha paróquia!
Caros (as) paroquianos (as) ou amigos (as) de nossa Paróquia,
Aos vinte e quatro dias, do mês de abril, do ano de dois mil e dez, nascia, no seio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a sua mais nova filha, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris, pela Oração da Dedicação, pelo Arcebispo da época, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. A Paróquia nasceu com seu primeiro pároco, Pe. Sergio Ricardo, que acompanhou, desde quando era vigário da Paróquia N. Senhora da Conceição de Itapuã, de onde a comunidade de Stella Maris foi desmembrada.
A história desta comunidade, nasce de uma experiência de oração no Condomínio Stella Parque com a Missionária da Comunidade Católica Canção Nova, Marluci Magalhães Barbosa de Moraes, através do Grupo de Oração Virgem de Fátima, sob o olhar do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade. Aquela pequena célula de comunidade de fé, posteriormente, apoiada e vinculada, primeiramente, a Paróquia de São Cristóvão, com o pastoreio de Pe. Cristóforo, começa a ganhar vida e nascem os frutos, que foram desde a Capelinha na casa particular da Missionária, no Condomínio Stella Parque, até a construção da grande capela, no atual terreno, invadido, na época por Dona Marluci e outros corajosos.
Esta foi uma história cercada pelos movimentos de orações com Cercos de Jericó, Mil Ave Marias, Missas, eventos para angariar fundos e apoio de um bom grupo de pessoas dispostas a trabalhar para estabelecer em Stella Maris um trabalho evangelizador e missionário católico. Assim, na origem tivemos realidades que até hoje nos ancora, sobretudo, a nossa presença missionária nos condomínios e a abertura aos movimentos de oração. A história de fé, desta paróquia, continua viva nas diversas realidades pastorais e missionárias, existentes na paróquia, e, por isso, hoje, na simplicidade deste caminho jubilar, rumo aos 15 anos, desejamos trazer à memória de todos as nossas diversas realidades pastorais e suas histórias com suas ações evangelizadoras, que fazem manter vivas, a alegria da missão.
O olhar fecundo da Missionária Marluci e o apoio de tantas mulheres e homens que se juntaram a ela, neste propósito de gerar comunidade de fé em Stella Maris, ganharam proporções maravilhosas que não pararam no tempo, mas que foi acompanhando o próprio mover do Espírito que sopra onde quer, como nos ensina a Palavra: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito" (Jo 3, 8).
Portanto, aqui, nos encontramos, há mais de 25 anos de existência enquanto comunidade, mas desde 2010, enquanto paróquia canônica, e trazemos em nossos corações um amor muito grande por esta história de fé e de amor. Hoje, aqui, alguns estão desde o início, outros já partiram para a Casa do Pai, outros chegaram há muitos anos, outros foram chegando ao longo do tempo e outros, acabaram de aterrissar nesta história, mas o que importa realmente é que nós fazemos parte desta história e amamos esta paróquia. E, esta é a nossa grande declaração de amor que queremos manifestar a cada Dia da Graça (13), em nossa Paróquia (até o Trezenário de 2025), pois entendemos que que esta é a História da Graça de Deus em nossas vidas. Juntos queremos continuar frutificando, neste bairro, o sonho de Marluce e de tantos homens e mulheres que iniciaram esta história de fé e de amor. Queremos continuar confiando no soprar do Espírito e caminhar com a ousadia evangélica, guiados pela Doce Mãe de Deus, aqui, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, o Farol do Mar, que nos aponta Jesus, nosso Porto Seguro.
Com oração e bênção,
Pe. Paulo Nunes Santos – Pároco
Pe. Janio Reis da Silva – Vigário Paroquial
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
por
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h