Via Crucis: O caminho do Calvário e a redenção dos fiéis

 

Por Beatriz Soares

 

 

A semana Santa se aproxima, o tempo de viver a morte e a crucificação daquele que deu tudo, até a própria morte por nós. Relembrar esse tempo, é a certeza de que o amor supera até mesmo a morte e que a salvação aguarda aqueles que confiam no senhor.

No período da Quaresma que antecede a Páscoa, a igreja nos convida além de viver o jejum, a oração e penitência, a entender o caminho de Jesus ao calvário, através de um tempo que chamamos de Via Sacra ou Via Crucis, do latim “o caminho da Cruz”.

A Via Sacra é uma prática de piedade através da oração onde se recordam as quatorze estações ou os passos que Jesus realizou durante sua caminhada até a crucificação, durante as sextas feiras do tempo quaresmal. Nesta prática, os fiéis são chamados a meditar  desde a condenação de Jesus por Pilatos até sua ressurreição no terceiro dia.

Cada estação corresponde a um fato especial de devoção sendo elas: 1ª Estação: Jesus é condenado à morte. 2ª Estação: Jesus carrega a cruz. 3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez. 4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe. 5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus. 6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus. 7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez. 8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém. 9ª Estação: Terceira queda de Jesus. 10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes. 11ª Estação: Jesus é pregado na cruz. 12ª Estação: Jesus morre na cruz. 13ª Estação: Jesus é descido da cruz. 14ª Estação: Jesus é Sepultado.

Caminho a Stella Maris

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris, esse tempo tem sido vivido com fervor durante as sextas-feiras da quaresma. A cada noite de sexta, os paroquianos são chamados a andar por um trecho do bairro fazendo a oração da Via Sacra, que neste ano de 2022 foi rezada através da visão de vida dos Três Pastorinhos de Fátima.

Foram quatro noites de demonstração de fé comunitária, de oração e principalmente de graça na vida das pessoas. Deus veio para mostrar que a oração deve permanecer persistente, vide o exemplo do dia 18 de março que mesmo embaixo de chuva a via sacra não foi interrompida.

Hoje, 1 de abril, caminha-se para a penúltima Via Crucis e o penúltimo chamado para esse tempo de graça. O percurso se inicia no Centro de Treinamento de Líderes em Itapuã (CTL) às 18 horas.

Veja Também

Gn 1, 26 “Então Deus disse: façamos o homem à nossa imagem e semelhança”.

Por Verônica Diniz   Nesta oitava noite do Trezenário, o padre celebrante foi Rafael Freitas da Paróquia Santo André. Junto com ele vieram várias

QUARESMA: caminho de conversão

O deserto, como lugar em si, já é paradoxal, pois ao mesmo tempo em que se apresenta como um lugar da serenidade, do silêncio

Assine nossa News

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

(71) 3249-7159

secretaria@fatimastellamaris.com.br

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por