Como a maioria de vocês já sabe, dos dias 1 a 6 de Agosto de 2023, ocorrerá em Lisboa, Portugal, a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Santo Padre o Papa Francisco. Edição esta que será realizada em santo solo, na cidade de Fátima, que nos traz grande significado, já que nossa querida paróquia foi fundada e ação de graças a própria Virgem de Fátima.
Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (LC 1,39), o Santo Padre nos deu uma prévia do que será debatido durante a Jornada. Segundo Vossa Santidade, o tema deve ser relacionado com os acontecimentos recentes no cenário mundial, principalmente a guerra na Ucrânia, onde todos os olhos observam com apreensão as investidas da Rússia contra os ucranianos. Na opinião do seminarista e amigo da nossa paróquia Caio Silva, a passagem escolhida refere-se aos jovens, que são os convidados do evento, isto pelo fato destes demonstrar em sua maioria agilidade e velocidade no que diz respeito ao seu cotidiano, portanto, segundo Caio essa pressa deve ser assim utilizada como forma de evangelização e serviço, os quais são de grande importância com tudo que está acontecendo no mundo hoje.
E é com muita alegria que informo que a nossa comunidade estará sendo representada na próxima JMJ, alguns jovens foram selecionados e estarão presentes em Fátima no ano que vem. Amanda Góes, que também irá a Portugal com o grupo é uma das responsáveis pela organização da viagem, falou um pouco para nos sobre suas expectativas e tirou algumas dúvidas em relação ao evento:
Quais os desafios estão sendo enfrentados na organização da viagem?
- Os desafios até a chegada em Portugal são diversos. O planejamento, a organização, a preparação espiritual e física até lá são os maiores desafios que enfrentamos neste momento. É preciso atenção, dedicação e entrega para oferecer o melhor possível a nossa comunidade. Conciliar a rotina de jovem com a responsabilidade deste projeto é também um grande desafio que temos enfrentado no cotidiano e vencendo a cada dia que passa.
De que forma a comunidade tem ajudado?
- A comunidade tem sido extremamente solícita conosco. Eles vêm nos ajudando com doações, palavras de incentivo, apoio aos nossos projetos, participação em nossos eventos e com a oração que nos sustenta.
Como funciona a campanha Adote um jovem? Existe inscrição para quem quer ajudar?
- A Campanha Adote um Jovem é um dos nossos projetos para construir o nosso caminho até lá. As campanhas consistem na assinatura de um carnê de 10 parcelas no valor de 100 reais que irão ajudar a suprir parte das necessidades de um jovem da viagem. Quanto mais jovens forem adotados, mais fácil será chegar até nosso objetivo. Para se inscrever, a pessoa pode entrar em contato conosco através deste número de WhatsApp (71) 99732-5513 para falar com um dos jovens responsáveis pelo projeto.
Seu contato e nome serão armazenados em nossa lista de padrinhos e madrinhas da JMJ e vocês receberão todas as informações complementares necessárias.
É aberto para jovens de outras comunidades?
- Nosso foco principal é levar os jovens de nossa comunidade, essa é nossa intenção central. Porém, se após fecharmos as inscrições dentro de nossa comunidade, ainda sobrarem vagas, receberemos os jovens de outras comunidades com grande alegria.
Quais são suas expectativas para a jornada?
- Eu vou sem expectativas, quem cria expectativas recebe decepções a maioria das vezes. Eu irei de coração aberto e disposto para viver tudo o que Deus tem preparado para nós.
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h