Quarto filho de seis, filho de um pai militar e de uma mãe dona de casa, Janio Reis veio de uma família humilde e muito trabalhadora, que encontrava dificuldades para se manter e se sustentar. Como não bastasse as dificuldades que a vida traz, quando criança tinha um problema de saúde que não se acreditava que chegaria tão longe na vida, mas sobreviveu.
Aos quatorze anos começou a trabalhar em uma oficina de marcenaria e de estofado. O trabalho foi uma época de muito aprendizado e acabou fazendo de tudo um pouco, vendeu picolé na praia, vendeu coco e diz com firmeza que essa fase foi essencial no seu crescimento e amadurecimento.
Quando entramos na sua vida e sua jornada com a Igreja Católica, entendemos que a simplicidade que acompanha a vida de Padre Janio também o acompanhou no seu encontro com Deus, porque foi no ato mais sublime e verdadeiro que ele teve sua primeira experiência, durante uma missa na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, localizada em Paripe, um momento único e diferenciado, que regeu a decisão de uma vida, ser católico e estar em comunhão com Deus.
Nesta vivência de paróquia foi onde ele se envolveu em muitas pastorais e grupos, e, desta forma começou a se apoiar na comunidade e nos seus movimentos, onde foi crescendo seu conhecimento sobre a fé e a igreja. E foi nesse serviço à comunidade que nasceu seu interesse pelo sacerdócio.
Foi nesse momento de sua vida que ele aprendeu e entendeu a ouvir a voz de Deus através do seu serviço e através das pessoas.
Era uma quarta feira de cinzas do ano de 2004 que Jânio Reis começou sua jornada para se tornar padre. A entrada no seminário foi também o início de novas descobertas e discernimento sobre sua vocação. A dinâmica dessa nova vida que durou oito anos até sua ordenação foi um caminho de certezas e de entender que a experiência de fé que se iniciou com a missa estava se concretizando.
Foi em Jiribatuba , na Ilha de Itaparica, que passou um tempo fazendo experiência como seminarista, tempo de aprendizado. Foi lá onde também se ordenou diácono. Em 11 de agosto de 2012, a tão esperada data, junto com outros quatro companheiros de jornada foi ordenado, e se tornou Padre Janio Reis da Silva.
Depois de ordenado, passou cinco anos e seis meses como padre administrador na Paróquia de São Brás, em Plataforma. Conquistou amigos e com solicitude exerceu seu Ministério Sacerdotal.
Em seguida foi lhe concedida uma nova missão, e com entusiasmo disse sim ao novo chamado, ser Vigário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris.
“ Um momento muito muito forte e enriquecedor para o meu sacerdócio, para meu ministério onde mais uma vez, fazendo a experiência de conhecer tantas pessoas boas, tantos corações bons nessa paróquia. Me faz sentir feliz e realizado. Sempre coloco não é segundo a minha vontade não, é segundo a vontade do espírito e da igreja, né? Tudo que eu tenho hoje, tudo que eu possuo hoje de conhecimento e crescimento espiritual é das pessoas que eu conheço. Eu agradeço a igreja, agradeço imensamente a igreja então pelas pessoas que me proporcionaram e me ajudaram a estar aqui. Pessoas se tornam o exemplo para sacerdote no seu sacerdócio. Hoje neste dia celebro mais um ano de sacerdócio completando dez anos de sacerdócio né? Então isso é uma realização.”
Há 10 anos Deus recebeu o SIM do Padre Janio Reis, o escolheu e fez o vosso coração pertencer a Ele, e há seu tempo, chamou-o para tão sublime ministério.
Nós o parabenizamos neste dia tão especial e importante para o senhor e para todas as pessoas, que ao longo desses anos tiveram o privilégio de fazer parte da sua caminhada e serem agraciadas por sentirem o amor e a presença de Deus, com suas homilias, sua amizade, zelo e dedicação a esta comunidade.
E como gratidão por tudo que o senhor já realizou desde o dia em que chegou em nossa comunidade, gostaríamos de expressar através desse vídeo todo o carinho e apreço que lhe temos https://youtu.be/4K7xEPczDxU
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h