Uma das mais conhecidas invocações à Virgem Maria é, sem sombra de dúvidas, “Nossa Senhora de Fátima”, título oriundo das aparições ocorridas no local de mesmo nome, em Portugal, no ano de 1917.
Nossa Senhora apareceu a três jovens pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta), mensalmente e em cada dia 13, de maio a outubro de 1917. Nestas ocasiões, seu apelo recorrente consistia no convite à conversão, à penitência e à oração, especialmente aquela vinculada ao Rosário. A mensagem da Virgem de Fátima superou as fronteiras de Portugal, ecoando pelo mundo inteiro e permanecendo viva ao longo dos anos.
Quase cem anos depois, o apelo da Virgem Maria ganhou um novo solo fecundo. No bairro de Stella Maris, em Salvador-BA, corações se reuniram e viveram uma singular experiência de vida comunitária, de tal modo que, em 24 de abril de 2008, pelo Decreto número 08, a Arquidiocese de São Salvador estabelecia a criação e a dedicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris.
Desde então, neste solo sagrado, corações são reunidos, vidas são dedicadas, vocações são compartilhadas fraternalmente por homens e mulheres das mais diversas gerações e histórias de vida. No lugar onde o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia são divididos, saciando nossa fome de existir no mundo, revisita-se a experiência mística dos três pastorinhos de Fátima.
Imitando a Lúcia, Francisco e Jacinta, colocamo-nos como crianças, com curiosidade e esperança juvenis ante a presença maternal de Maria. Pedindo-lhe que interceda por nós e nos conduza, consagramo-nos a ela, Padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris.
Neste bairro homônimo, cujo nome foi atribuído em face de sua natureza litorânea e das belezas naturais que lhe são inerentes, associar-se à Paróquia Nossa Senhora de Fátima o título de “Stella Maris” (em português, “Estrela do Mar”) não é apenas e simplesmente uma referência a sua localização territorial e ao bairro que a acolhe fisicamente. Em verdade, é fazer um especial convite comunitário à experiência de fé que pode ser vivenciada pelos navegantes em mar aberto. É reconhecer, em Maria, sua condição de bússola, de farol e de estrela-guia a seus filhos, navegantes neste oceano tempestuoso e desafiador em que nosso cotidiano é traduzido, como nos chama a atenção São Bernardo de Claraval:
“Ó tu, quem quer que sejas, que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, em meio a borrascas e tempestades: se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz dessa estrela!
Se o vento das tentações se levanta; se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha para a estrela: invoca Maria!
Se és agitado pelas ondas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha para a estrela: invoca Maria!
Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria!
Se, perturbado pela lembrança da enormidade dos teus crimes, confuso à vista das torpezas da tua consciência, aterrorizado pelo medo do juízo, deixas-te arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despenhar no abismo do desespero, pensa em Maria!
Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria!”
Maria, Estrela do Mar, nos ajuda a ler o mapa da vida e a estabelecer com discernimento a rota cristã para nossa biografia como sujeitos no mundo. Maria, Estrela do Mar, nos aponta o caminho rumo à Fátima que existe em cada um de nós.
Sim, Fátima reside, sobretudo, em cada um de nós.
Fátima é todo lugar onde o humano se permite ser banhado pela beleza do Mistério. É todo lugar onde a finitude da existência se permite preencher inteiramente por Alguém que rompe com a lógica terrena e supera os limites do mundo. É todo lugar onde o humano compreende a exata dimensão de sua vida e de sua missão. É todo lugar onde o humano se dá conta de que pode lançar semestes de eternidade no terreno do tempo, preenchendo-o inteiramente do mais sublime e extraordinário Sentido.
Fátima é aqui!
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
por
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h