(cf. Lc 24, 32-33).
Entramos no Tempo Pascal e iluminados com a experiência dos Discípulos de Emaús, nos fortalecemos com o Ressuscitado que anda conosco, mesmo quando não enxergamos. Os discípulos andavam cegos da alma, mas aos poucos, seus olhos iam caindo as escamas e eles, não somente voltaram a ver, mas experimentaram o seu coração arder e colocaram seus pés a caminho da missão. Por providência, estamos vivendo, este ano, no Brasil, o Ano Vocacional, e, de acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja (CNBB), este ano é o ano da ênfase no Pilar da Missão. Portanto, em nossa paróquia, as duas realidades se cruzam e se familiarizam.
O tema do Ano Vocacional é: “Vocação: Graça e Missão”. Este tema, se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade” (Documento Final de nº 78, CNBB). O tema resume bem a dimensão vocacional, no seu compromisso de ajudar o mundo a mudar, à luz do Evangelho, o que possibilita um amadurecimento na compreensão que as vocações são dons de Deus, enriquecem a Igreja e fazem o mundo melhor.
O Ano Vocacional, nos é marcado com o cuidado, pois para o outro, Deus chama a cada um pelo nome, confia a missão de contribuir para que a sociedade se torne mais justa, fraterna e solidária, a partir dos valores evangélicos, pregados por Jesus Cristo. E aqueles que abraçam a vocação confiada por Deus experimentam singular e duradoura alegria, que não produz uma outra realidade mística, a não ser a alegria da presença de Deus e de ser presença Dele.
A vida ganha especial sentido quando ela se torna uma oferta, uma oferta de amor, pois seguindo o exemplo de Cristo, que ofereceu a sua vida pelo bem da humanidade, nos convoca a nos ofertarmos, produzindo também no mundo, exemplo de amor e doação. Os discípulos de Emaús se recordaram que enquanto Jesus caminhava com eles, o coração ardia, queimando de amor, e ainda, colocaram os pés a caminho anunciando as maravilhas do Ressuscitado.
Por fim, desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, e que seja uma oportunidade para que mais e mais corações possam arder e terem a ousadia de colocarem os pés a caminho, em um saída missionária. Feliz Páscoa pra você e toda sua família!!!
Pe. Paulo Nunes Santos e Pe. Janio Reis da Silva
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
por
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h