“E a casa inteira encheu-se do perfume”

Nos menores frascos encontramos os melhores perfumes... As rosas não falam, simplesmente exalam... Estas frases fazem parte do senso comum e exprimem poesia e encanto, contudo, ao percorrer o mundo bíblico, encontramos cenas que nos inspiram, palavras que nos encorajam e perfumes que sobem ao céu quando exalam seu aroma. Detenho-me, com muita estima a cena bíblica que retrata o encontro de Jesus com Lázaro, Marta e Maria em Bethânia (cf. Jo 12,1-8; Mt 266-13; Mc 14,3-9), na casa de Simão, o leproso, consequentemente excluído do convívio (cf. Mt 26,6; Mc 14,3). Mas, qual o diferencial que se encontra nesta passagem descrita no evangelho, por João? Quem representa, em nossos dias, Maria de Bethânia? Qual o diferencial do seu perfume de nardo puro?

Maria de Bethânia é cada um de nós, aqueles e aquelas que esperam ansiosamente pela visita de seu Mestre e que ao recebê-lo quer dar o tudo como prova de amor. Mas, será que Jesus exigiria de uma pobre mulher mais do que o que ela poderia dar? Jamais, na liberdade do coração, ela mesma dá tudo, gasta seus salários (Jo 12,3), derrama sua vida e sua história aos pés e no coração de Jesus, conforme nos relata os evangelistas. Mas, antes de aprofundarmos a dimensão deste gesto, lembremo-nos de Marta: preocupada com as coisas doméstica, com o serviço da mesa, a organização da casa e do espaço de acolhimento para seu Mestre. Seu papel, nesta história, não representa uma pessoa insignificante, mas relevante pelo seu trabalho, afinal, ela prepara o lugar que sucederia o grande gesto de amor.

Não podemos esquecer-nos de Lázaro, homem ressuscitado da morte, renovado pelo poder de seu maior amigo, Jesus (cf. Jo 11,1-40). Lázaro também se prepara para receber seu Mestre, aquele que devolvera a vida, a sua dignidade e a sua história. Lázaro tem uma relação de amor com Jesus, uma relação que rompe os laços da morte, uma aliança de fidelidade e amizade. Imaginemos quanto alegria deveria brotar de um coração ressuscitado que esperava aquele que o ressuscitou. Lázaro faz as honras da casa (cf. Jo 12,2), recebe Jesus em seu lar, conversa com o Mestre, ceia com Ele e agradece tamanha caridade.

Sendo assim, não poderíamos esquecer-nos de Maria, irmã de Marta. Havia naquele dia e lugar: um cuidado, expressado por Marta e um acolhimento, evidenciado por Lázaro, mas faltava alguém e algo que expressasse uma doação e um amor. Maria, simples como uma rosa, linda como o céu e singela, como a vida, desta mulher não poderia faltar amor e seu gesto seria lembrado para sempre. Não que Martha e Lázaro não tivessem expressado amor, mas ela foi quem maior evidenciou. Seu perfume era o seu tudo, trabalhou muito tempo pra comprar perfume tão caro, demoraram anos para que seus cabelos crescessem... seu gesto foi profético (cf. Jo 12,7) e diaconal: servir a Deus com alegria e derramar-se diante de seu Mestre reconhecendo-o como Senhor.

Neste dia, o alabastro de um novo perfume caiu aos pés de Jesus e o tudo de Maria foi doado, como um presente originado de sua intimidade: amor. Não usou uma toalha de renda, mas o enxugou com um pedaço de si, seus próprios cabelos. Tamanho gesto não poderia ficar preso num frasco de alabastro de perfume precioso, mas profeticamente deveria “encher a casa inteira com o seu perfume” (cf. Jo 12,3b). O cheiro do Nardo puro deixou de ser somente o perfume de Maria, mas juntou-se ao perfume de Cristo e invadiu não só a casa, mas a vida de pessoas. Um novo aroma ensinava-nos a amar e a servir. Maria de Bethânia, mulher do bálsamo de Cristo, o ungido que se deixa ser ungido pelas mãos de uma simples mulher. Quem disse que as mãos mais pobres não têm nada a ofertar? Não podemos esquecer que o cenário desta história é a casa de Simão, homem leproso, esquecido pelo tempo e pelas pessoas. Sua casa enche-se de perfume e, com certeza sua vida passa a ter um novo frescor. Quem recebe o perfume e não deixa o bálsamo exalar-se, perde-se o encanto, o poema e o cântico. O perfume pode se transformar em num mal cheiro, desde que não saibamos servir com tamanho desprendimento, doação e verdade do coração.

Contudo, na vida sempre encontraremos alguns Judas que nos ensinarão a nos doar parcialmente com a desculpa de que devemos vender e dar aos pobres (cf. Jo 12,4-6), mas o coração simples e verdadeiro doa tudo de si, porque seu coração não é indiviso. O óleo de Nardo puro é unção da alegria, não tem preço, pois é dado pelo Espírito de Deus e fecundado no seio do mundo pelo amor e pela doação ao Cristo e aos menos favorecidos. A missão é árdua, difícil e se não há um bom perfume a ungir, suavizar e encantar os corações, a quem converteremos? Quem se encantará com o perfume não exalado do Evangelho, preso nos frascos de alabastros da vida e da história? O frasco do alabastro deve ser o coração de discípulo que se quebra nos pés do mestre e exala o aroma do amor, dado pelo próprio Deus, como afirmara o apóstolo Paulo: “Em verdade somos para Deus o bom odor de Cristo, entre aqueles que se salvam e aqueles que se perdem” (2Cor 2,15). A experiência com o Senhor e de quem toca no discípulo deixa na pele e na vida o cheiro e frescor da alegria de quem encontrou a pessoa amada, Jesus Cristo, o perfume suave, o Nardo de nossa história. Mesmo porque, um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.

Por Pe. Paulo Nunes Santos

Veja Também

Missa de Lava Pés

Por João Melo Foi celebrada na noite desta última quinta-feira em nossa paróquia a Missa de Lava Pés, dando início ao Tríduo Pascal deste

O sentido do Ser Humano

O sentido do ser humano   A questão do sentido é uma emblemática inerente ao indivíduo que busca o motivo de sua existência. Há

Assine nossa News

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

(71) 3249-7159

secretaria@fatimastellamaris.com.br

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por