2024: “Unidos num só coração e numa só alma”
(At 4,32).
À luz dos Atos dos Apóstolos (4,32-35), que nos apresenta a origem das comunidades cristãs em Jerusalém, desejo manifestar a alegria de sermos comunidade de fé, revelando a vida da “comunidade modelo” que, embora constituída pela diversidade de pessoas entre seus membros, possui algo em comum, ou seja, vivem a mesma fé no Cristo Ressuscitado, sendo “um só coração e uma só alma” a favor do Evangelho. Sendo assim, a comunidade nos aponta para a vida em comum e para o bem comum, pois a comunidade não é um amaranhado de pessoas, mas um povo unido e reunido, ou seja, um lugar privilegiado da presença e da ação de Deus manifestando o amor fraterno nos gestos concretos de partilha e solidariedade: “e não havia necessitados entre eles”.
São João, na sua 1ª. Carta, mostra aos membros da comunidade cristã, e a todos nós, os valores importantes para uma vida cristã autêntica, ou seja, amor a Deus, aos irmãos e a adesão aos ensinamentos de Jesus Cristo, que são considerados elementos fundamentais para a vida de “comum-unidade”. São João ainda, em seu evangelho, recorda de que Jesus Cristo é o centro da comunidade cristã; é em torno a Ele que a comunidade se sustenta e é d’Ele que ela recebe a vida que a fortalece e anima permitindo enfrentar as dificuldades e as perseguições ou intempéries da vida. Reafirma que é no encontro na comunidade cristã que os homens e mulheres reconhecem a presença do Cristo Ressuscitado e vivo em seu meio.
O ano de 2023 foi um ano de muitos desafios para a nossa comunidade, mas até aqui o Senhor nos ajudou e não há de faltar. Foi um ano vocacional e missionário, nos possibilitou de tudo, um pouco: uma quaresma marcada pela boa participação dos fiéis e um Retiro Paroquial, criando maior intimidade com o Senhor; nosso Trezenário, nos impulsionou a trilhar um caminho de corações ardentes e pés a caminhar; crescemos nas formações, na ação social e evangelizadora, criamos um espaço de cuidado aos mais pobres, fomos as ruas, nasceu uma nova Missão, Mãe Rainha, e as Missões ganharam ânimo e se superaram animando os condomínios; nos unimos nos desafios e nas alegrias, onde até Samba da Vela criamos e mais uma Feira da Imaculada, empreitamos; renascemos no Seminário de Vida, pautado de muitas graças e renovação espiritual; nosso Forró da Januária foi um sucesso e a cada Dia da Graça, a graça acontece; nossos jovens foram a Fátima, viveram a JMJ; nossos casais se uniram no Encontro de Casais com Cristo; sem falar de toda inovação na estrutura da nossa paróquia: uma nova secretaria, sacristia e reforma nas salas de catequese, sem nem comentar a nossa Obra Social Anjo Bom da Bahia, pois esta tem como madrinha, Santa Dulce dos Pobres, nossa aliança de amor a Deus e ao próximo.
Aprendemos assim, a importância de vivermos em comunidade, de estarmos ligados à comunidade cristã, de valorizarmos a comunidade e de estarmos dispostos ao acolhimento da Palavra de Deus, comprometidos com ela na prática do bem e contribuindo com a vida de todos que nos rodeiam a fim de que entre nós também não haja necessitados. Ao atingirmos esta meta, poderemos dizer que vivemos o verdadeiro espírito cristão, unidos em “um só coração e uma só alma” (At 4,32).
Pautado, nestas verdades de fé, é que desejo a cada um de vocês e a toda família os nossos mais sinceros agradecimentos pela dedicação, participação, amor, pertença, colaboração, partilha do Tempo, do Talento e do Tesouro, e zelo pastoral, por nossa comunidade. Que a alegria do Cântico de Maria no Magnificat contagie nossas vidas e nos faça cada vez mais evangelizadores e comprometidos com o Reino de Deus e sua Justiça. Deus abençoe a todos e tenham um bom e santo natal e um ano novo repleto de muitas vitórias, porque vc e sua família merecem!!!
Pe. Paulo Nunes Santos
Pe. Janio Reis da Silva
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
por
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h