
A CRUZ como centro de tudo (Jesus), sustentando a P (Pastoral) e conduzindo nossos E (Eventos).
Coordenadores: Augusto e Márcia
1- O que é a Pastoral:
A Pastoral de Eventos é um grupo que surge com o objetivo da comunhão e a confraternização dos membros da comunidade e seus familiares, promovendo a harmonia, integração nos eventos e concretizando o reino de Deus na nossa comunidade.
2- Nos conte um pouco da História da Pastoral:
A Pastoral de Eventos tem a missão de organizar, gerenciar, administrar e promover eventos da paróquia, que podem fazer parte do calendário paroquial, de maneira fixa ou eventual. Responsável por toda a organização dos eventos sociais, cujos recursos são destinados à manutenção e melhorias da Paróquia.
3- Qual o propósito?
“PARTICIPAR é PRECISO”
Este conceito coloca a ênfase na "adoção” de uma metodologia participativa nos processos de melhoria na realização de nossos eventos, desde a concepção, execução e à avaliação, fazendo com que as pessoas envolvidas e instituição, tomem parte nas decisões sobre o desenvolvimento e alcance dos objetivos propostos e também manter o foco no desenvolvimento da espiritualidade dos membros da equipe.
4- Quais são os serviços e ações realizados?
Atualmente a Pastoral de Eventos tem suas ações restritas devido a pandemia do COVID-19 e se retrata a três eventos pontuais no que se trata do envolvimento paroquial. São eles: O “Forró da Januária”, a “Feira da Imaculada” e o “Drive Thru Solidário” que ocorre em todos os dias 13 de cada mês - Dia da Graça.
Ainda na pandemia tivemos que nos reinventar e transformar esses eventos que eram presenciais em live e criamos ainda a “Pastoral na Rua”, onde demos assistência a moradores de rua.
Contudo no contexto geral somos responsáveis pela realização, além desses eventos que são os principais para nosso grupo, também pela estrutura geral do Trezenário em apoio à Comissão da festa, bem como os aniversários dos padres e diácono como aniversários de ordenação e qualquer outro evento fora do calendário paroquial que necessite de uma estrutura de maior porte.
5- Quais são os dias e horários dos encontros?
Temos encontros mensalmente, com datas fixas e definidas no início do ano na formação de nosso calendário. Não especificamente em um dia do mês predeterminado.
6- PASTORAL DE EVENTOS E OS SUB-NICHOS
- Nós temos uma linha de trabalho do ponto de vista organizacional com pastas distintas, com responsabilidades bem específicas:
Coordenação Geral – Responsável por gerenciar, cuidar das pessoas como também ser um ponto de unidade com o Pároco e manter uma comunicação permanente, além de coordenar e articular todos os eventos entre outras coisas. A cada realização de evento, garantir a participação de mais paroquianos, membros de outras pastorais, grupos, movimentos e serviços da paróquia, promovendo sempre a imagem da paróquia, e não de uma pastoral ou movimento específico.
Secretaria e Assessoria – Estar bem próximo da Coordenação sendo o suporte imediato no que for necessário, mantendo uma boa comunicação com os responsáveis por equipe de trabalho, assessorando a Coordenação no que tange ao controle de outras pastas da Pastoral de Eventos.
Pasta de Finanças – Responsável pela movimentação financeira da Pastoral de Eventos, elaborar o funcionamento dos caixas para o evento e a metodologia de vendas, manter a comunicação e consolidação de parcerias com empreendedores para cada evento, trabalhar com o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos, dando-o a autoridade de agir como uma equipe de auditoria externa à Pastoral de Eventos.
Imagem e Divulgação – Aprofundar-se no planejamento de cada evento, criação de arte que será a identificação do evento, elaborar plano de divulgação do evento bem como cuidar para o material de divulgação (panfletos, cartazes, etc.) não fuja da identidade da instituição (logo, brasão...). Responsável direto da comunicação gráfica, apresentação do evento e de respectivos vídeos e procurar uma boa integração com a Pastoral de Comunicação para atuação em conjunto sob sua responsabilidade.
Infraestrutura – Responsável pela área operacional de cada evento, elaborar e acompanhar os projetos e croquis do evento, montagem de todo estrutura física e sistemas elétrico e hidráulico do evento, análise crítica do local com ênfase na parte técnica e eliminação dos riscos. Acompanhar metas estabelecidas pela Coordenação, garantindo o cumprimento das tarefas, orçamentos e prazos.
Acolhimento e Inventário – Controlar todo estoque de material existente para atividades da Pastoral de Eventos (Entrada e Saída) com evidência comprovada, elaborar o inventário técnico geral do acervo da Pastoral de Eventos, cuidar para que os grandes eventos tenham um plano de aquisição e controle de material.
Elaborar plano de acolhimento no evento, proporcionando boa receptividade.
Gestão de Alimentos – Estudar o projeto do evento para proporcionar uma decoração gustativa de acordo com o tema proposto, interagindo com equipes de Decoração e Infraestrutura.
Buscar o orçamento baseado no projeto definido, mantendo contato com a equipe de finanças e parceiros.
Pasta de Decoração – Estudar o projeto do evento para proporcionar uma decoração de acordo com o tema proposto cuidando detalhadamente do ambiente e da ambientação.
Está em total consonância com as outras equipes, buscar o orçamento baseado no projeto definido. Cuidar do material reutilizado e criar o próprio acervo de material da Pastoral interagindo com a pasta de Inventário e Compras.
Saúde e Entretenimento Infantil – Prevenir e mitigar os riscos à saúde a que está exposta o público em eventos de responsabilidade de nossa Pastoral, desenvolvendo um Plano Operativo do Evento de Massa voltado à preparação dos serviços e das equipes que contém o conjunto de atividades a serem desenvolvidas nas fases pré, durante e pós-evento.
Responsável pelo contrato das equipes que formarão a Contingência Emergencial de cada evento – (Equipe Médica / Ambulância / Bombeiro Profissional Civil).
Criar ações de comunicação e educação em saúde para cada evento.
Responsável por planejar, sistematizar e produzir atividades infantis no local do evento, controlando o público infantil e demais participantes, mantendo tudo em ordem durante a realização do evento.
Assuntos Estratégicos - Participação no planejamento de cada evento no intuito de buscar subsídio para sua atuação, buscando a legalidade do evento e as devidas contratações. Articular com a Paróquia e sociedade em torno buscando apoio necessário.
Promover parcerias com o comércio local para que contribuam no desenvolvimento da Paróquia, coordenando as ações da equipe de relações públicas na busca de patrocinadores.
Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h
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Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h