Sacramento da Confissão

Por Pe. Paulo Nunes Santos

 

“Aquele que diz que não tem pecado

faz Deus mentiroso”

(1 Jo 1,10).

 

O Sacramento da Confissão, Penitência ou Reconciliação é um Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e recebam a graça santificante, pois assim nos ensina o Evangelista João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23).

Portanto, a Igreja tem a autoridade de perdoar pecados porque recebeu de Jesus Cristo, esta autoridade: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu" (Mt 18,18). Sendo assim, o Sacramento da Confissão é um sinal visível e sensível de Deus, ou seja, uma graça instituída por Ele.

Os Sacramentos são sete e a Confissão é considerado um Sacramento de Cura, assim como, o Sacramento da Unção dos Enfermos. A Confissão, neste sentido é o ato de voltar a nossa amizade com Deus, quebrada pelo nosso pecado; é um voltar a paz, com Deus, conosco mesmo e com os outros que ofendemos.

Ao me aproximar da Confissão, devo compreender primeiro o que é pecado ou não. Pois, o pecado é sempre uma ofensa a Deus porque substitui o amor de Deus pelo amor doentio às coisas deste mundo, às pessoas e a nós mesmos; o pecado produz uma desordem interior: trocamos o que é eterno pelo que é fugaz. O pecado é sempre pecado, aqui ou em qualquer lugar, mas para que alguém seja “julgado” como pecador é preciso que tenha consciência de que pecou, pois o pecado supõe conhecimento, vontade e liberdade.

 

Passos para uma boa confissão:

1. Exame de consciência;

2. Arrependimento;

3. Ato da confissão;

4. Absolvição;

5. Propósito de não mais pecar;

6. Penitência.

 

O Sacramento da Confissão nos torna libertos de todo pecado e reconciliados em Cristo, fazendo de nós, novas criaturas. Mas, o sacramento tem uma finalidade e efeito, por isso, os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa podem usufruir a paz e a tranqüilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual.

Nas palavras de um exorcista, chamado Pe. José Fortea, ele ensina: “O Exorcismo só retira o Demônio do corpo, a confissão retira o Mal de nosso espírito”, por isso, uma boa confissão nos leva ao céu. Na hora da Confissão podemos seguir as seguintes orientações:

· Diga o tempo transcorrido desde a última confissão;

· Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves;

· Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário;

· Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém, se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto).

Por fim, podemos ficar com as palavras do Senhor: “Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (Hb 5,1). Aproveite agora, faça um bom exame de consciência e procure um sacerdote, confie na misericórdia do Senhor, que existe pra quem quer mudar de vida, pois o sacramento da Confissão é pra quem quer mudar de vida.

Veja Também

Uma manhã cheia da Graça de Deus sobre seus amados filhos

Por Maraisa Oliveira Devotos iniciam seu dia com presença confirmada no Dia da Graça, um dia inteiro dedicado a oração, adoração ao Santíssimo, partilha,

A Espiritualidade das Festas Juninas

O Documento de Aparecida, fruto da Vª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, apresenta a piedade popular como sendo um local de encontro

Assine nossa News

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por

Atendimento secretaria:
Segunda 13h30 às 17h
De terça a sexta 8h às 12h30 – 13h30 às 17h
Sábado 8 às 12h

(71) 3249-7159

secretaria@fatimastellamaris.com.br

R: Missionário Otto Nelson, S/N
Stella Maris, Salvador - BA
Cep: 41600-650

© Copyright Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris. Feito com por